O deputado estadual Carlos Lula (PSB) denunciou, nesta terça-feira (30), na tribuna da Assembleia Legislativa, o atraso no pagamento dos professores temporários da rede estadual de ensino do Maranhão. Segundo o parlamentar, há profissionais que estão há cinco meses sem receber salários, em razão da falta de regularização da matrícula funcional pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“Eu tenho recebido centenas de mensagens de professores contratados pelo governo do Estado que estão sem salários. Não estou falando de um ou dois meses, mas de cinco meses de atraso. São trabalhadores que dão aula todos os dias e estão há 150 dias sem receber um centavo”, destacou.
Carlos Lula ressaltou que a situação vem causando danos à saúde mental e crises financeiras entre os docentes. “São pessoas que estão adoecendo emocionalmente, estão endividados, em crise de ansiedade, porque não sabem como vão pagar o aluguel, a feira, o seu transporte, não sabem como vão colocar comida na mesa de seus filhos”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, embora a Seduc tenha anunciado uma força-tarefa para agilizar o cadastro e liberar os pagamentos, nada foi resolvido até agora. Ele lembrou ainda que mais da metade do quadro de professores da rede estadual é formada por temporários. “Não existe justificativa para o Estado ficar cinco meses sem pagar. Não há nenhuma razão a justificar o dano e o descaso com essas pessoas e com essas famílias”, disse.
O deputado concluiu cobrando uma resposta imediata do poder executivo estadual. “Não é por falta de recurso, pois o Governo nunca teve tanto dinheiro em caixa”, reforçou Carlos Lula, ao lembrar que a arrecadação estadual vem batendo recordes sucessivos, sustentada pelo aumento de impostos que pesa diretamente no bolso do maranhense.