Deputado Carlos Lula

Carlos Lula denuncia interferência política do Governo do Maranhão na tradicional Festa da Juçara

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (2), para denunciar a interferência do Governo do Estado na tradicional Festa da Juçara, realizada há 56 anos no bairro do Maracanã, em São Luís. Segundo o parlamentar, uma decisão arbitrária rompeu com a história de gestão comunitária do evento, transferindo sua administração para uma diretoria indicada politicamente.

“Infelizmente, hoje a história da Festa da Juçara e do Parque da Juçara tem sido rasgada e distorcida. O que sempre foi espaço de união, de celebração, de resistência, transformou-se agora em palanque político. E eu só tenho a lamentar o momento que vive o Maranhão”, declarou Lula.

Criada em 1969, a Festa da Juçara se consolidou como símbolo cultural do Maracanã e da capital maranhense, sustentada por três pilares: geração de emprego e renda, fomento à cultura e preservação ambiental. A celebração foi reconhecida oficialmente pela Lei nº 12.030/2023, que a incluiu no calendário estadual de eventos, e pelo Decreto nº 40.231/2025, que regulamentou a administração e conservação do Parque da Juçara.

O deputado lembrou que a história da festa está diretamente ligada à liderança comunitária de Dona Cotinha, moradora do bairro há mais de 65 anos. “Quem é a Dona Cotinha? Mulher negra, fundadora da Festa da Juçara, que liderou por mais de cinco décadas a organização do evento, promovendo cultura, esporte, lazer e garantindo renda para centenas de famílias. Essa dedicação foi reconhecida por esta Casa e pela Câmara Municipal de São Luís”, destacou Lula.

O parlamentar classificou como inadmissível a tentativa de ingerência governamental. “Quantos políticos passaram pelo Maranhão nessas cinco décadas? Quantos deputados, governadores, prefeitos assumiram seus mandatos e foram embora, e nenhum deles ousou desrespeitar a autonomia da comunidade do Maracanã. Agora, por meio de um decreto, o governador Carlos Brandão simplesmente expulsou a Dona Cotinha e seus familiares da administração do Parque e da Festa da Juçara”, afirmou.

Finalizando seu discurso, Carlos Lula pediu que os deputados da base governista intercedam para reverter a medida. “O Governo precisa entender a grandiosidade que é a Festa da Juçara e o que ela significa para o ludovicense e para o maranhense. A Festa da Juçara é do povo do Maracanã e do Maranhão. Cabe a nós defendê-la como patrimônio cultural e histórico, livre do autoritarismo e preservada em sua essência: a celebração da nossa cultura, da nossa identidade e da força do nosso povo”, concluiu.

Nas redes sociais, Mayara Marques, neta de Dona Cotinha, gravou um vídeo em repúdio à decisão do Governo. “Diante desta medida autoritária e desrespeitosa, o sentimento de todos é de revolta e desmoralização. O Parque não pertence a governos de ocasião, ele pertence ao povo do Maranhão, em especial à comunidade do Maracanã”, afirmou.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Trabalhar Juntos

Para entrar em contato por e-mail, clique no botão "FALE COM CARLOS LULA", preencha o assunto, com as opções: · Contribuição para o Portal: atualização de atos, correções, críticas ou sugestões