Nesta terça-feira (5), na abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) detalhou à imprensa suas principais pautas para o período na Assembleia Legislativa do Maranhão, com foco total nos desafios e avanços do estado. A segurança pública e a saúde foram os temas de maior destaque.
Para Carlos Lula, o retorno ao parlamento exige atenção redobrada às questões que mais afetam os maranhenses. “Temos problemas na saúde, na infraestrutura, uma pauta muito grave hoje de segurança pública, o Maranhão é o estado que mais aumentou os indicadores de violência em 2024, são dados oficiais e a gente tem que trazer esse debate para esta Casa e apontar caminhos para solucionar. Esse é o ponto principal”, declarou o parlamentar.
Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Maranhão teve o maior aumento proporcional de mortes violentas intencionais do país em 2024, com uma alta de 12,1% em relação ao ano anterior.
Ao todo, foram 2.129 mortes violentas registradas no último ano (incluindo homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial). Este aumento fez com que o estado saltasse do 12º para o 6º lugar no ranking dos estados mais violentos do Brasil.
Desde o início de seu mandato, Carlos Lula tem se destacado pela atuação incisiva na Assembleia Legislativa. O deputado tem sido voz ativa na denúncia do aumento da violência e do sucateamento da saúde, ao mesmo tempo em que defende pautas essenciais como a redução de impostos sobre a cesta básica e do ICMS.
Ele ressaltou ainda que o segundo semestre será de debates intensos. “Deve ser um segundo semestre muito animado [sic], à medida que vai chegando mais próximo do processo eleitoral é natural que os embates na Casa também se intensifiquem”, previu, destacando o ambiente político aquecido.
Eleições 2026
Questionado sobre o cenário para as eleições de 2026 e a formação de alianças, Carlos Lula enfatizou a importância de decisões coletivas. Ele reafirmou seu alinhamento com o projeto político de Felipe Camarão, mas não descartou a ampliação de parcerias em benefício do Maranhão.
“Não podemos fechar portas para nenhuma perspectiva. Nosso atual projeto político é Felipe Camarão, nós fazemos parte do mesmo campo político. Eduardo Braide tem a convicção na democracia, nas instituições democráticas, nesse sentido, a gente caminha do mesmo lado, por isso, as possibilidades de alianças estão aí. Só posso afirmar que esse grupo continuará unido e todas as decisões serão tomadas em conjunto”, resumiu o deputado, sinalizando a construção de um grupo político coeso e estratégico, focado no futuro do estado.