O deputado estadual Carlos Lula (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (16), para fazer um alerta à população e às autoridades de saúde sobre o surto de sarampo registrado no estado, reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde. Segundo o parlamentar, a baixa cobertura vacinal tem deixado crianças e adultos mais vulneráveis à doença, que é considerada uma das mais contagiosas do mundo.
De acordo com dados atualizados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 34 casos de sarampo em 2025, distribuídos em sete estados. Tocantins lidera com 17 casos, seguido por Mato Grosso, com 7 casos; Distrito Federal, com 4; São Paulo, com 3; Paraná, com 2; Maranhão e Goiás, com 1 caso cada. Tocantins, Mato Grosso e Maranhão são os estados que estão oficialmente em situação de surto.
No Maranhão, o caso confirmado é o de uma mulher de 46 anos, moradora da cidade de Carolina, que provavelmente contraiu a doença durante uma visita ao Tocantins.
“Quero alertar a população maranhense de que o Maranhão vive um surto de sarampo, reconhecido pelo Ministério da Saúde. O fato de haver apenas um caso confirmado, não significa que devemos nos despreocupar. Ao contrário, é um sinal de alerta para todos nós”, destacou Carlos Lula.
Baixa cobertura vacinal
O deputado ressaltou que a cobertura vacinal no Brasil caiu nos últimos anos. Em 2024, o país alcançou a meta mínima, mas em 2025 a taxa está em torno de 91%, abaixo dos 95% recomendados para evitar a circulação do vírus. No Maranhão, o cenário é ainda mais grave: menos de 90% das crianças receberam a primeira dose da vacina tríplice viral, aplicada aos 12 meses de idade.
A situação é mais preocupante quando se trata da dose de reforço, administrada aos 18 meses. Apenas cerca de 70% das crianças foram vacinadas, o que significa que três em cada dez não receberam a imunização completa.
“Nenhuma criança de 12 meses vai sozinha ao posto de vacinação. Essa é uma responsabilidade dos pais e responsáveis. Levem suas crianças para vacinar e façam a dose de reforço”, enfatizou Lula.
Durante o discurso, Carlos Lula também pediu que a Secretaria de Estado da Saúde fortaleça as campanhas de vacinação e cobre dos municípios maior empenho no alcance das metas. Para o parlamentar, é urgente retomar os índices ideais para interromper a transmissão do vírus e proteger a população.
“Estamos colocando as nossas crianças e toda a sociedade em risco. É importante que rapidamente consigamos erradicar novamente o sarampo no estado”, concluiu.
Texto: Benaya Ewerton
Foto: Ilano Lima